O dia 29 de fevereiro é uma data especial. Ele existe para ajustar a diferença existente entre o calendário convencional e o período de translação da Terra em torno do Sol, que é um pouco maior; cerca de 6 horas por ano.
Isso nos dá aproximadamente um minuto a cada dia que, somados, totalizam um dia a mais a cada quatro anos – temos assim o chamado ano bissexto.
Porém, meus caros, acho que essa diferença de horas, minutos e segundos é uma dádiva de Deus e não um erro de Khronos, senhor grego do tempo.
A nós é concedido um minuto a mais por dia para vivermos mais, para sorrirmos mais e confraternizarmos com nossos amigos.
Mas, o que dá para fazer com esse minutinho diário? Às vezes, um minuto é muito tempo: espere seu hot pocket esquentar por um minuto diante do forno de micro-ondas com o estômago se contorcendo de fome!!! Demooooraaaaa.....
Mas com certeza é pouco também: um telefonema, um SMS ou uma mensagem no Facebook, com tantas pessoas para quem gostaríamos de dizer tanto, é pouco tempo...
Um minuto é pouco para dizermos o quanto gostamos da pessoa amada, um minuto é pouco para estarmos com nossos pais, filhos, amigos e parentes...
Mas o ano bissexto existe justamente para isso: junte esse minuto diário, faça uma poupança cotidiana durante quatro anos e verá o quanto isso rendeu!! Os dividendos dessa reserva transformam-se em um dia inteiro: o 29 de fevereiro.
Agora sim!! Agora talvez seja tempo suficiente para dizer a todos de quem gostamos o quanto eles são especiais, pelo simples fato de existirem em nossas vidas e poderem compartilhar conosco essa dádiva do Universo, que nos brinda com um minuto a mais de vida a cada dia, literalmente.
Por isso, meus diletos, aproveito para hoje, no dia de 29 de fevereiro, saudar-lhes e dizer: obrigado, Deus, por eu ter tantos amigos!!!